top of page

O Projeto

1°Módulo

Persona + Vídeo

2°Módulo

Memória + Foto

3°Módulo

Sentido da Vida

4°Módulo

Mundo Digital

Duração:

Oito encontros, de duas horas cada (carga horária: 16 horas)


Duração: 4 horas (2 encontros)

 

A construção do personagem é essencial para se contar uma história. E quando o personagem somos nós mesmos? Nesse módulo abordamos como estruturar a narrativa sobre nossa própria vida. Também vamos conhecer breves conceitos de vídeo e gravação, além de registrar pequenos trechos das narrativas em vídeo.

Tópicos:
- A construção do personagem (quem sou, onde estou, o que faço)

- Perguntas e respostas para compor uma narrativa (elaboração de questionário com perguntas-chave)

- Compartilhamento das histórias (entrevistas entre os participantes, onde cada um faz as perguntas sobre a vida ao outro)
- Registro de uma história que representou uma mudança na vida dos participantes.

 

 

 

Duração: 4 horas (2 encontros)

 

É impossível registrarmos nossa história sem acessar a memória. Nesse módulo, os participantes serão convidados a trazer objetos que os remetam à sua história (como fotografias, artigos de vestuário, cartas, certidões e objetos em geral). Além disso, também serão apresentadas perguntas para eles responderem sobre o passado, de forma a acessar a memória (detalhes de nascimento, momentos da infância, eventos marcantes na vida). Serão apresentados conceitos sobre fotografia e registradas fotografias dos participantes com seus objetos.

 

 

 

Duração: 4 horas (2 encontros)

 

O que dá sentido às nossas vidas?
 

De uma certa forma, o compartilhamento de nossa própria história com os demais nos ajuda a enxergar um sentido para a nossa trajetória. Nesse módulo vamos falar brevemente sobre o livro Vidaria, de uma oficineiras, que traz histórias das mais diversas pessoas e o sentido que dão para as suas vidas. Vamos instigar a reflexão sobre o sentido da vida em cada um dos participantes com base na história que já acessaram e registraram sobre a própria vida. Ao final do encontro, a resposta de cada um sobre o sentido da vida será gravada em vídeo.

 

 

 

 

Duração: 4 horas (2 encontros)

 

Será feita a apresentação das histórias de cada um dos participantes da oficina. Os depoimentos de cada um serão reunidos em um site. Cada relato contará com o trecho gravado no Módulo 1, as fotos com seus objetos de memória tiradas no Módulo 2, mais a resposta sobre o sentido da vida colhida no Módulo 3. Em cada uma das apresentações, os participantes são convidados (caso queiram) a contar um pouquinho de sua história e seu sentido da vida aos demais na tradicional forma: verbalmente. Além disso, o site criado com as histórias ficará disponível online para serem acessadas por qualquer um. As fotos tiradas no Módulo 2 serão reveladas e entregues aos participantes. Ao final, é proposta uma roda de debates sobre a vida e seu sentido.

bottom of page